segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Defeitos & Qualidades


Pouco se fala em trabalhar qualidades. Geralmente as pessoas estão mais preocupadas em controlar (reduzir ou anular) defeitos, mas não se preocupam com as qualidades. Aliás, nunca ouvi sobre a possível existência de diferença entre se trabalhar um defeito ou uma qualidade. Mas o assunto me veio em mente, e além de ser interessante, creio ser útil também.
Quando se atua numa falha, nela todo esforço é focado, e possivelmente a importância duma virtude é deixada de lado. Por exemplo, se uma pessoa é muito nervosa, recomenda-se procurar por alguma terapia para controlar o nervosismo, ou algum meio para manter a calma (respirando fundo, imaginando algo de bom, etc). Dentro do processo deste exemplo, os talentos já existentes na tal pessoa não foram trabalhados, estão parados, estagnados.
Geralmente se desenvolve um defeito pela carência de ter desenvolvido uma qualidade. As pessoas geralmente são tão preocupadas em resolver os problemas de suas vidas, que se esquecem de suas qualidades, com isso, com o passar do tempo, aquela pessoa que era carismática o deixa de ser devido ao esfriamento da vida contemporânea cotidiana. Aquela pessoa que antes era meiga, toma o uso de palavrões e expressões grosseiras devido à convivência com pessoas rudes ou por frequentar ambientes toscos. O mesmo se pode falar de quem antes era discreto e polido, e se torna medíocre, descortês. Quem antes era dedicado e esforçado, se torna indiferente, etc.
Em suma, trabalhar um defeito é como trabalhar um efeito, enquanto trabalhar uma qualidade seria atuar numa causa. Desenvolver uma qualidade promove o melhoramento do ser, que enobrece, que cresce. É gastar tempo com algo positivo, algo que constrói. A partir disso, pode-se prevenir defeitos, e trabalhar os existentes. É como criar um escudo protetor de aflições e fraquezas. Portanto, pratiquemos o melhoramento de nossas qualidades, foquemos nelas, e a amenização de defeitos nos surpreenderá no futuro.

Um comentário:

  1. Focar no erro e trabalhar sobre ele tornou-se um vicio, já que não queremos nunca aceitarmos nossos defeitos e muito menos e conviver com eles. Queremos ser o que os outros querem que somos. Muito bom o artigo. Parabéns!

    ResponderExcluir

Pinte você também!